Loader

Blog

27 AGO 5 motivos para fazer o Ensino Médio no Sigma em Londrina

5 motivos para fazer o Ensino Médio no Sigma em Londrina


O fim do Ensino Fundamental e o início do Ensino Médio trazem muitas dúvidas aos estudantes e seus pais. Em muitos casos, é hora de escolher uma nova escola e, neste momento, surgem dúvidas sobre a instituição mais adequada aos anseios e sonhos dos adolescentes. Em 2022, uma nova preocupação deve ser incorporada: é preciso escolher uma escola que esteja adaptada às novas diretrizes da BNCC para o Novo Ensino Médio.

O Sigma em Londrina está à disposição para receber novos alunos e pais interessados em conhecer como funciona nosso Ensino Médio. Temos uma tradição de 25 anos na educação e somos pioneiros na preparação para os principais vestibulares. Nossa equipe é capacitada e atualizada, mas também acolhedora e preparada para lidar com os dilemas tão comuns nessa fase da vida. A seguir, fizemos uma lista para você considerar escolher o Sigma para essa fase da vida.

 5 motivos para fazer o Ensino Médio no Sigma

1- Estamos preparados para o Novo Ensino Médio

O Sigma está preparado para atender às diretrizes da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) previstas para o Novo Ensino Médio. Antes mesmo do prazo final para incorporar as mudanças, o Sigma já tinha consolidado algumas propostas, por meio de incentivo ao protagonismo dos alunos, à construção de um projeto de vida paralelo aos estudos e o desenvolvimento de responsabilidade e autonomia sobre as escolhas. Esses conceitos continuarão sendo aplicados em 2022, mas de forma ainda mais sistematizada para o 1º ano.

Saiba como será o Novo Ensino  Médio 

2 - Mentoring Class

O Ensino Médio do Sigma oferece a todos os alunos o Mentoring Class, que está na matriz curricular e tem o objetivo de ajudar o aluno a desenvolver um projeto de vida. Para isso, ele conta com a mentoria de um profissional qualificado que vai ajudá-lo a entender o momento em que está inserido, mostrar princípios e parâmetros que usamos para fazer escolhas e desenvolver um projeto de futuro. Ao desenvolver o projeto, o adolescente vai pensar nas possibilidades de escolha profissional. A partir da decisão sobre a futura profissão, será possível direcionar os estudos às disciplinas mais relevantes para alcançar esse objetivo.

3 - Somos a escola que mais aprova no vestibular

O Sigma é a escola que mais aprova no vestibular em Londrina! Nossa equipe é atualizada e capacitada a preparar estudantes aos principais vestibulares e ENEM. Os números comprovam porque somos quem mais aprova: Em 2021, foram 347 aprovações na UEL e 9 delas em primeiro lugar! Somos também campeões em aprovação em Direito na Universidade Estadual de Londrina: são 47 alunos Sigma aprovados no curso em uma das mais importantes universidades brasileiras.No terceirão, nosso Ensino Médio é integrado ao cursinho preparatório, o que permite aos estudantes focarem nos vestibulares e cursos de maior interesse. 

4 - Atenção individualizada e acolhimento

Sabemos que a chegada ao Ensino Médio é cheia de mudanças e desafios, por isso, nossos alunos são acolhidos com empatia, tranquilidade e atenção individualizada. Já na primeira semana de aula, desenvolvemos estratégias para vincular os alunos à turma, realizamos a apresentação da cultura e das regras da escola. Em seguida, todos são incentivados a responder um questionário sobre como estavam habituados a estudar na escola anterior e o que gostariam de encontrar no Sigma. Também nos primeiros dias de aula, os professores fazem uma avaliação diagnóstica para saber o nível de desenvolvimento dos estudantes em cada disciplina. Quando são encontradas dificuldades, eles já são encaminhados para atividades de apoio com o objetivo de recuperar a defasagem. 

5- Planos de estudo exclusivos

A equipe pedagógica do  Ensino Médio do Sigma realiza a análise dos dados individuais dos estudantes para elaboração de planos de estudos exclusivos para cada aluno. Esse planejamento é individual e leva em conta o dia a dia dos adolescentes, que geralmente fazem atividades como inglês, esportes e lazer. Isso porque, para dar certo, a rotina tem que se adaptar à vida de cada um! Depois de um tempo, é possível que o planejamento tenha que passar por mudanças, pois a tendência é que dificuldades iniciais sejam superadas e surjam outras necessidades. A escolha da área em que pretende ingressar na faculdade é outro fator que pode modificar o plano de estudos. Quando o estudante define o curso, por exemplo, há inclusão no planejamento de conteúdos focados nas provas específicas dos vestibulares.