Loader

Blog

04 FEV Chegou ao ensino médio? Saiba como se adaptar a essa nova fase escolar

Chegou ao ensino médio? Saiba como se adaptar a essa nova fase escolar


O início do ensino médio traz novos e importantes desafios aos estudantes. Nessa fase, é comum mudar de escola, ter contato com matérias diferentes e ainda enfrentar as mudanças que chegam junto com a adolescência. Se você está na 1ª série do Ensino Médio e ainda não se adaptou às novidades, tenha calma! As dúvidas são normais e fazem parte do processo de crescimento e amadurecimento.

No Colégio Sigma, nós sabemos que a fase de adaptação do ensino fundamental para o ensino médio requer atenção especial. Ao iniciar essa fase, significa que você entrou definitivamente na adolescência e, com ela, chegam também novas visões de mundo, mais autonomia e a vontade de participar ativamente das decisões sobre o futuro. 

No Sigma, temos uma psicóloga em horário regular para orientar sobre todas essas novidades, pois consideramos o desenvolvimento integral dos estudantes. Sabemos que as mudanças podem trazer conflitos, por isso, preparamos algumas dicas para ajudar os nossos novos alunos a passarem com mais tranquilidade por esse momento. 

Não está entendendo os conteúdos?

Nossa primeira dica é: organize-se! No ensino médio, aumenta a quantidade de matérias e isso muitas vezes parece confuso. Ciências, por exemplo, se transforma em Química, Física e Biologia, com aulas em horários e com professores diferentes.  Além disso, os conteúdos começam a ser cobrados com mais profundidade com foco na preparação para vestibulares e ENEM. 

É normal você ficar com a sensação de que não sabe algumas matérias, afinal, na 1ª série recebemos alunos de escolas e realidades diversas. Para entender quais são suas reais dificuldades, estude as aulas da manhã no mesmo dia, usando os materiais didáticos do colégio. As apostilas trazem um roteiro de aprofundamento e revisão dos conteúdos, além de questões para serem respondidas. Faça as tarefas todos os dias! Se conseguiu resolver, significa que aprendeu. Caso contrário, o próprio colégio oferece as ferramentas necessárias para sanar suas dúvidas. 

O plantão on-line tem 30 monitores disponíveis para sanar dúvidas. Além disso, é possível acessar as resoluções de exercícios programadas e vídeo-aulas com outros professores. Se for necessário, você pode agendar uma monitoria individual para sanar as dúvidas. Importante: faça simulados para entender os gaps do ensino fundamental e traçar - com equipe pedagógica - um plano para que possa desenvolver as competências que vão te apoiar na realização dos sonhos.

Dúvidas existenciais

A chegada ao Ensino Médio coincide com outras angústias na vida do adolescente. É nessa fase que começamos a nos preocupar mais com a opinião dos amigos e passamos a questionar alguns valores familiares. Saiba que esse dilema não tem certo e errado! São apenas modos diferentes de se posicionar, o importante é definir os valores que são importantes para a sua realidade. 

Outra questão que começa a aparecer: que profissão escolher? A resposta para essa dúvida não é absoluta, mas aqui no Sigma há um programa de planejamento pessoal para que o aluno desenvolva o autoconhecimento, aprenda a fazer escolhas, entenda quais são seus interesses e dons e possa, dessa forma, traçar seu projeto de vida.

E a pandemia?

Durante a pandemia de Covid-19 - e também fora dela - é importante manter bons hábitos alimentares, fazer exercícios físicos e ter momentos de lazer para que os estudos sejam mais eficientes. Nos momentos de aulas on-line, planeje-se! Separe os materiais didáticos na noite anterior e escolha um lugar tranquilo e arejado para as aulas. Evite distrações e ligue a câmera! Com o equipamento ligado, sua atenção será maior. Aproveite as oportunidades de interação com professores e colegas, faça novas amizades e curta o momento, afinal, está começando uma fase muito especial da sua vida!