Loader

Blog

12 MAI Colégio Sigma promove encontro para trocar experiências com os pais

Colégio Sigma promove encontro para trocar experiências com os pais


Com o objetivo de trocar experiências e fortalecer o vínculo entre pais e escola, o Colégio Sigma promoveu uma noite de palestras para os pais de alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular. A equipe pedagógica do colégio destacou a importância desses encontros para se aproximar dos familiares e também apresentar o desenvolvimento e desempenho dos estudantes.

“Pais de jovens: um grande desafio” foi o tema da palestra escolhido para pais de alunos da 1ª e 2ª séries. Na ocasião, as psicólogas Emirene Tavares e Josiany Santos deram feedback sobre o Mentoring Class, atividade realizada no primeiro bimestre. As profissionais também abordaram temas como comportamento, educação e orientação de jovens nesse momento da vida. A coordenadora pedagógica, Marli Carrion, também conversou com os pais sobre os processos de avaliação externa.

Os pais dos alunos da 3ª série participaram da palestra “Pais de vestibulandos: e agora?" À frente da conversa, a diretora pedagógica do Sigma, Silvia Helena Raymundo de Carvalho, passou algumas orientações sobre esse momento tão especial e, muitas vezes, estressante para o jovem. A coordenadora Marli Carrion abordou os processos de avaliação externa, entre eles os principais vestibulares e o Enem.

Silvia destacou a importância dos pais participarem da rotina dos filhos, saber como está o desempenho na escola e nos simulados, não deixar de cobrar sobre os estudos. “É importante dar crédito à problemática desses jovens: mostrar a eles que existe saída, acolher suas preocupações, ouvi-los com carinho”, recomendou Silvia. Pontuou o papel da escola e da família nesse processo de ajudar o aluno a ter um bom desempenho no vestibular. Ela frisou as atividades que o colégio realiza e que são fundamentais para melhorar a performance dos estudantes, como os simulados e os plantões especiais. 

Além disso, com a ajuda dos pais e do colégio, os alunos precisam estabelecer metas, traçar e seguir o plano de estudos, ter disciplina e se dedicar. Ela lembrou do suporte e apoio diário que o Sigma e toda a equipe pedagógica oferecem aos alunos, tanto nas questões de estudos, profissão, vestibular como na parte de saúde física e mental, relacionamentos, entre outros assuntos. “Temos o maior amor do mundo por eles”, enfatizou.

Marli falou sobre os processos seletivos e tirou as dúvidas dos pais. "Os vestibulares causam muita pressão na vida dos alunos da 3ª série. Além do preparo acadêmico, eles também precisam estar bem física e mentalmente para enfrentarem esse momento”, disse. Entre os processos, Marli abordou o funcionamento do Enem, falou sobre as datas, as mudanças do ano passado para este, o peso da redação e, como e onde, o estudante pode aproveitar a nota desse processo, entre outros pontos. 

“O aluno pode usar a nota do Enem para tentar uma vaga tanto em instituições públicas quanto privadas. Hoje, no Brasil, 128 universidades estaduais e federais aceitam o Enem”, ressaltou Marli, indicando como é o procedimento para se inscrever para essas vagas. Com as notas do Enem, lembrou a coordenadora pedagógica, também é possível estudar em instituições de vários países como Portugal, Canadá. Nossos alunos também são orientados sobre bolsas de estudo no Japão.

Na ocasião, ela também falou sobre os vestibulares da UEL, UEM, Federal do Paraná e como funcionam os concursos para os treineiros. Destacou como são as questões desses concursos, a duração da prova, nota de corte, entre outros pontos. “É preciso estar atento a todos os detalhes”, alertou.

Para os pais, esses encontros promovidos pelo Sigma são muito importantes para ajudá-los a entender mais sobre o processo de seleção dos vestibulares e também para terem mais suporte para orientar os filhos. “Eu sinto que meu filho é acompanhado muito de perto aqui no Sigma e é muito bem cuidado. A equipe pedagógica tem muita agilidade no contato com os pais em qualquer situação”, elogiou Levi Farolo, pai do aluno Mateus Farolo, da 3ª série. Levi contou que o filho, que quer cursar Direito, já registrou um desempenho muito bom nos concursos que participou como treineiro e isso é resultado da base que o colégio oferece.

Para Ivete Rodrigues da Silva, mãe da aluna Realine Camila Rodrigues da Silva, do Pré-vestibular, a palestra ajudou muito no entendimento sobre como funciona o plano de estudo do aluno e também alguns vestibulares. “Agora fico mais atenta para ajudar minha filha”, disse. Sandra Natália Guedes, mãe da aluna Maria Regina Guedes, do Pré-vestibular, também ressaltou que agora, com mais informações, vai poder ajudar e orientar melhor a filha.

Encontro de pais - maio 2019-1 ver galeria