Loader

Blog

13 FEV Como escolher uma profissão?

Como escolher uma profissão?


 

As mudanças no mercado de trabalho estão cada vez mais intensas e é muito comum discussões sobre as profissões do futuro, principalmente entre os estudantes que estão próximos de prestar vestibular.

- O que estudar neste momento e o que vai ser interessante daqui a cinco ou 10 anos?

- Como fazer a escolha certa?

- A carreira que eu pretendo seguir pode acabar nos próximos anos?

São perguntas frequentes e importantes para quem está pensando em escolhas profissionais. Não se podem cravar as mudanças, mas as tendências apontam muitos caminhos. O professor de Filosofia do Colégio Sigma, Jorge Henrique, concorda que essas questões estão muito presentes na rotina de quem vai prestar vestibular. Ele destaca que as profissões vão ser pautadas pelas mudanças tecnológicas e pelas habilidades de cognição e raciocínio lógico.

“A revolução tecnológica vai afetar todas as áreas de atuação: medicina, arquitetura, educação.... Isso é fato e precisamos nos preparar cada vez mais”, pontua. Em relação às habilidades de cognição e raciocínio lógico, ele lembra que o próprio documento da Base Nacional Comum Curricular trata do desenvolvimento dessas habilidades nas áreas de linguagens e matemática, por exemplo.

No dia a dia

Jorge Henrique exemplifica que o aluno vai precisar estudar a matemática e fazer os exercícios tradicionais, mas acima de tudo vai ser relevante compreender onde a matemática pode ser aplicada nas coisas cotidianas. “O mesmo acontece com a gramática. O aluno estuda a base, as regras da disciplina e depois analisa como tudo é aplicado nos textos no geral, nos livros, na literatura como um todo”, cita o professor. Para ele, vão ter melhor desempenho nas carreiras futuras ou se adaptarão melhor às mudanças que as profissões atuais vão sofrer, pessoas que conseguirem fazer uma relação prática e lógica de toda a quantidade de informação que possuem.

Em relação às profissões mais tradicionais, como medicina, direito, letras, engenharias, entre tantas outras, as mudanças vão acontecer – ou mesmo se intensificar - mais na forma como esses profissionais poderão trabalhar. “Cada vez mais conectados com a tecnologia. Um médico vai trabalhar com apoio de robôs, os professores vão dar aulas à distância”, exemplifica.

Mudanças e oportunidades

Jorge Henrique destaca mudanças cada vez maiores e mais rápidas no nosso cotidiano, as quais têm relação com novas profissões. “A internet das coisas já está mudando a forma como nos relacionamos com tudo”, afirma. Então, essa área de TI vai ser muito intensa nos próximos anos, pensando e produzindo novos produtos e serviços.

Entre as necessidades e oportunidades futuras, o professor pontua o setor de entretenimento em alta e os serviços para idosos, uma vez que o mundo está ficando “cada vez mais velho”. “Muitas das novas profissões vão surgir pelas necessidades e desejos das pessoas”, acredita.

Dicas

Para estar preparado para esse futuro que “já chegou”, Jorge Henrique destaca algumas habilidades e comportamentos que serão fundamentais em qualquer área de atuação:

- Boa comunicação

- Inteligência emocional

- Solidariedade

- Colaboração

- Cooperação

- Empatia

Pensando no desenvolvimento dos alunos e em como ajudá-los nas suas escolhas profissionais, o Colégio Sigma oferece a disciplina de Mentoring Class. Uma maneira dos estudantes conhecerem de perto algumas profissões e serem mais assertivos nas suas decisões. Clique aqui

Por meio do projeto Viver Bem Consciente, o Colégio Sigma também tem por objetivo proporcionar autoconhecimento e qualidade de vida para alunos, professores e familiares. Clique aqui