Loader

Blog

25 NOV Conheça o trabalho comunitário realizado pelo Sigma e colabore com doações

Conheça o trabalho comunitário realizado pelo Sigma e colabore com doações


Você já parou para pensar sobre a realidade das pessoas que recebem produtos entregues em campanhas de doações? Em uma reflexão sobre a importância de participar ativamente da vida em comunidade, alunos do Curso e Colégio Sigma em Londrina perceberam que a solidariedade vai além de doar bens materiais, mas envolve também disponibilidade e escuta ativa. 

E foi nesse contexto que surgiu o NACS - Núcleo de Ação Comunitária Sigma, um programa de ações sociais que têm o objetivo de despertar nos alunos a consciência sobre o que acontece em seu entorno e compartilhar emoções que provoquem mudanças. 

O NACS iniciou uma nova campanha e recebe até 29 de novembro de 2021, no próprio Sigma, doações de produtos de higiene pessoal e brinquedos que serão entregues ao Lar Maria Tereza Vieira e à Creche Municipal Espaço Criança, em Londrina. A entrega às entidades será feita pelos alunos do Sigma no dia 30 de novembro. 

LEIA MAIS

Conheça a ação do NACS com mulheres em situação de rua

Conheça a história do NACS

O NACS surgiu em 2018, após os estudantes do Ensino Médio do Sigma refletirem sobre seu papel na comunidade e como poderiam colaborar com a melhoria da qualidade de vida na cidade. “O objetivo não é que os alunos apenas levem uma doação, mas entendam o contexto de vida de quem precisa daquela ajuda”, explica Sílvia Helena Carvalho, diretora pedagógica do colégio.

O Núcleo foi criado para permanecer ativo ao longo da vida do Sigma, por meio de ações que possam contribuir para a qualidade de vida da nossa vizinhança, da nossa cidade e até mesmo do mundo. 

Primeira ação pós-pandemia

As entidades beneficiadas com a atual campanha atendem crianças e idosos. “Nessa época do ano ficamos sensibilizados pela magia que a sociedade faz em torno do Natal, por isso, será uma oportunidade de colaborar e ressignificar a data”, pondera Silvia Helena. Já o apoio ao Lar Maria Tereza Vieira é uma continuidade do trabalho que o Sigma tem feito ao longo dos anos, de incentivar o contato com as histórias e o acervo cultural dos idosos, valorizando e entendendo o seu legado. 

Essa será a primeira ação realizada pelo NACS pós-pandemia. Antes da necessidade de isolamento social, porém, os alunos realizaram muitas atividades, como por exemplo a entrega de roupas íntimas e produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de rua. “Queríamos que entendessem quais as dores das mulheres que vivem na rua e foi interessante porque eles foram além, fizeram uma roda de conversa e entenderam que estar disponível para ouvir também é algo precioso”, exemplifica. Entre os relatos, os adolescentes entenderam a invisibilidade dessa parcela da população, que muitas vezes recebem doações de pessoas que sequer as olham nos olhos. 

Quem participa do NACS garante: as ações enriquecem principalmente a vida de quem se doa, pois é uma oportunidade de estar juntos e compartilhar. Afinal, responsabilidade social é saber que somos responsáveis não apenas por nós, mas por todos com quem compartilhamos a vida em comunidade!