Loader

Blog

25 FEV Conteúdos de vestibular: entenda o conflito entre Ucrânia e Rússia

Conteúdos de vestibular: entenda o conflito entre Ucrânia e Rússia


Neste início de 2022, o conflito entre Rússia e Ucrânia é o assunto de mais relevância na geopolítica mundial. Se você está no Ensino Médio ou no cursinho pré-vestibular, provavelmente já entendeu que o assunto é quente e pode estar presente em provas dos principais vestibulares ou no Enem. O tema é complexo, mas aqui no Sigma a gente descomplica. Preparamos um guia para te explicar a origem do conflito que gerou a tensão vivida atualmente pelos dois países no Leste Europeu.

A origem do conflito entre Rússia e Ucrânia

Como acontece na maioria das mudanças que envolvem geopolítica mundial, a crise entre Rússia e Ucrânia não começou agora. Até 1991, o país era parte da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS), sendo considerado, inclusive, estratégico no grupo das 15 repúblicas soviéticas. Além de ser populosa, a Ucrânia concentrava importante produção agrícola e industrial e parte do arsenal militar e nuclear da região. 

Em agosto de 1991, a Ucrânia declarou a independência e, meses depois, URSS foi dissolvida. Com isso, a Ucrânia se tornou o país com o 3º maior arsenal atômico do mundo. Não tinha, porém, o controle operacional das armas nucleares, pois abriu mão de suas ogivas em favor da Rússia. A moeda de troca foi a garantia de que suas fronteiras seriam respeitadas e o país não seria atacado pelos russos. 

Ocorre que, com o fim da União Soviética, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enxergou uma oportunidade de se expandir para o Leste Europeu e passou a incorporar países da região, como Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia e Romênia. Em 2008, foi a vez de tentarem incorporar a Ucrânia, até então considerada área de influência russa. Na época, o atual presidente Vladimir Putin já estava no poder e se posicionou absolutamente contra essa manobra. Afinal, por sua localização, a Ucrânia funciona como uma “barreira” às influências do ocidente nos países da região. 

A anexação da Crimeia

Agora que você já sabe o contexto histórico das relações entre Rússia, Ucrânia e Otan, chegou a hora de entender a origem da crise atual, que nada mais é que uma sequência de um conflito iniciado em 2014 ,quando a Rússia ocupou a província ucraniana da Crimeia e, após muitos embates, anexou o território ao país, baseado inclusive no argumento de que a população da Crimeia era favorável à anexação, diante de referendo realizado à época. 

Na região, ficam a base naval russa de Sevastopol e a Frota do Mar Negro. A Rússia também incentivou rebeliões separatistas na fronteira com a Ucrânia. Foi nessa época, inclusive, que um avião da Malaysia Airlines, onde estavam 300 pessoas, foi derrubado por um míssel. Há suspeitas que o projétil foi lançado por movimentos separatistas. 

Tanto a Ucrânia como a ONU não reconhecem a agregação do território da Crimeia à Rússia, e isso faz parte dos fatos que explicam o problema atual. Há uma crise diplomática entre Rússia e Ocidente, inclusive, com sanções impostas por alguns países aos russos. 

A anexação da Crimeia pela Rússia ocorreu de forma relativamente pacífica, porém, desde 2014, persiste uma guerra no leste da Ucrânia. Separatistas apoiados pela Rússia lutam pela independência de duas regiões ucranianas: Donetsk e Lugansk, auto proclamadas "repúblicas populares" em 2014. A estimativa da ONU é que mais de 13 mil pessoas  já morreram no conflito. 

O acordo de Minsk, assinado em fevereiro de 2015, traçou um plano de paz entre a Rússia e a Ucrânia, sob mediação de França e Alemanha, que está atualmente suspenso. Desde o início da guerra no leste da Ucrânia foram quebrados mais de 20 cessar-fogos acordados.

A crise atual

Em 2021, a Rússia posicionou equipamentos militares pesados nas fronteiras com a Ucrânia. Além disso, destacou mais de 100 mil soldados na Rússia e em Belarus. Muito embora eles possam rapidamente ultrapassar as fronteiras ucranianas, a Rússia garante que estão apenas realizando exercícios militares. 

Diante desse contexto, a Otan também enviou tropas adicionais a seu flanco leste, com apoio de Alemanha, Lituânia, Estados Unidos, Polônia e Reino Unido. No dia 21 de fevereiro de 2022, Putin assinou decreto que reconhece a independência de Donetsk e Lugansk e, no mesmo dia, ordenou que suas tropas entrassem nas duas regiões autoproclamadas repúblicas. No dia 24 de fevereiro de 2022, a Rússia atacou a Ucrânia e iniciou o que especialistas já avaliam como a mais grave crise militar da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

E o vestibular?

A equipe do Sigma destaca alguns pontos dessa história que merecem sua atenção, entre eles: o papel da OTAN no mundo atual; relações entre Estados Unidos e Leste Europeu após a Guerra Fria; relações históricas entre Rússia e Ucrânia; geopolítica da Europa, considerando União Europeia e Leste Europeu.