Loader

Blog

27 MAI Dicas para conter a ansiedade antes do vestibular UEL 2021

Dicas para conter a ansiedade antes do vestibular UEL 2021


O vestibular 2021 da UEL será finalmente realizado no próximo dia 30 de maio, a partir das 14 horas. Para quem está se preparando desde o ano passado, é natural que os níveis de estresse e ansiedade aumentem muito com a chegada do dia da prova. Afinal, foram muitos cancelamentos e adiamentos até a UEL confirmar a realização da prova. Para apoiar seu sucesso nesse momento, fizemos uma lista de dicas para você manter a calma. Confira!

 Estou ansioso. E agora?

Se o seu nível de ansiedade aumentou muito com a proximidade da prova, não se preocupe! Esse sentimento é normal e esperado. O importante é saber reconhecê-lo e tomar algumas providências para se acalmar. Uma dica eficiente e fácil de realizar são os exercícios de respiração. Em pé ou sentado, inspire o ar até sua barriga “encher” e vá soltando devagar. Repita várias vezes até sentir-se melhor. Esse exercício pode ser feito até mesmo na hora da prova.

 Devo estudar mais na última semana?

 Nos dias que antecedem as provas, você deve manter sua rotina de estudos, dando ênfase à revisão de conteúdos que já aprendeu. Uma dica bacana é aproveitar o Guia de Obras Literárias UEL e revisar as principais informações sobre as obras exigidas no vestibular da UEL. Não é hora de aprender conteúdos novos ou retomar conteúdos que não foram aprendidos.

Confira o local da prova

As provas do vestibular 2021 da UEL serão aplicadas em 75 locais diferentes, incluindo o Campus Universitário, faculdades e escolas públicas e privadas. Como muitos locais serão usados pela primeira vez, para garantir o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19, a recomendação da universidade é que você leve seu cartão de inscrição no dia da prova para evitar problemas na localização. Se você não conhece seu local de prova, vale a pena fazer o trajeto um dia antes para checar o tempo necessário e o melhor caminho para chegar até lá.

É permitido se divertir? 

Incluir momentos de lazer nos dias que antecedem o vestibular não somente é permitido como recomendável. Tire um tempo para ver filmes ou séries, relaxar e bater papo com familiares e amigos (mesmo que seja por plataformas virtuais). Os momentos de descontração são excelentes para promover o relaxamento.

 Antes da prova

Procure dormir cedo e se alimente com refeições saudáveis, sem exagero. Assim, você estará em boas condições físicas para realizar a prova da UEL.

Orientações aos candidatos do vestibular da UEL

A prova será aplicada no dia 30 de maio, a partir das 14 horas, em 75 locais diferentes.

O acesso à sala de provas será liberado a partir das 13 horas, uma hora antes do início.

Levar cartão de inscrição e documento original com foto

Será obrigatório o uso de máscara desde a entrada, durante a realização da prova e a saída do candidato. A troca da máscara por pelo menos uma vez será obrigatória. Por isso, leve máscara reserva.

Leve caneta esferográfica com corpo transparente, de cor preta ou azul escura.

É permitido levar lápis, apontador e borracha, que não poderão ser compartilhados.

O candidato poderá entrar na sala com seu próprio álcool em gel, que poderão ser vistoriados.

O candidato deverá levar sua própria garrafa de água. Os bebedouros serão liberados apenas para repor o líquido das garrafas.