Loader

Blog

18 NOV ENEM 2021: Dicas para ter um bom desempenho na resolução da prova

ENEM 2021: Dicas para ter um bom desempenho na resolução da prova


Ao abrir os cadernos de provas do ENEM 2021, que se realiza nos dias 21 e 28 de novembro, é comum o candidato sentir-se confuso e apavorado. Afinal, o ENEM é uma maratona que exige conhecimento, resistência e calma para ter um bom desempenho e alcançar os melhores resultados. 

Se você vai fazer o exame e não sabe como conduzir a resolução, preste atenção na dica do professor Alisson Sanches, especialista em ENEM do Curso e Colégio Sigma em Londrina: é preciso ter estratégia para chegar até o final! 

Nosso professor destaca que a melhor estratégia é aquela que atende à sua individualidade. Entretanto, algumas dicas mais gerais podem te ajudar a se organizar e resolver a prova com eficiência e tranquilidade. Continue a leitura para ver as dicas!

Plantão Sigma ENEM 2021

E  se você vai fazer ENEM em 2021,  se liga: o Sigma promove dois plantões gratuitos de revisão dos conteúdos recorrentes do ENEM, nos dois sábados que antecedem as provas. Os plantões serão transmitidos online pelo Youtube do Sigma e para se inscrever e ter acesso à transmissão e aos materiais didáticos, basta entrar neste link.

Atenção às datas:

  • 20 de novembro, das 8h30 às 12h15: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e  Códigos e Suas Tecnologias

  • 27 de novembro, das 8h30 às 12h15: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Dicas do professor Alisson Sanches para resolução do ENEM 2021

Redação

Vamos começar com Redação? Afinal, para quem quer uma vaga em cursos mais concorridos, redação provavelmente será sua maior nota. Por isso, ao abrir o caderno de provas no primeiro dia do ENEM, a recomendação é ir direto para a proposta de redação, ler com atenção, analisar os textos de apoio e já iniciar o rascunho do texto. 

O professor Alisson recomenda que você disponha de até uma hora para analisar e rascunhar o texto, seguindo sempre as orientações para essa prova específica. Dica importante: não passe a limpo de uma vez, deixe o texto como rascunho e faça o restante da prova. Depois, releia a redação e passe a limpo para a entrega. 

LEIA MAIS:

Dicas para uma redação nota 1000

Ciências Humanas e Linguagens e Códigos

Terminou o rascunho da redação? Então é hora de fazer o resto da prova, dando prioridade às disciplinas em que tem mais facilidade. Por exemplo, se você é ótimo em inglês, resolva primeiro as cinco questões dessa matéria e garanta os pontos. 

Uma dica interessante é intercalar as questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, revezando também entre as questões de textos mais longos e as mais objetivas. 

Quanto tempo devo gastar em cada prova do primeiro dia do ENEM?

A recomendação é reservar até 1h40min para cada prova (Ciências Humanas e Linguagens e Códigos), mais uma hora para a redação. Reserve meia hora para passar a redação a limpo e não se esqueça de fazer pausas para tomar água, ir ao banheiro e respirar. 

Matemática e Ciências da Natureza

A estratégia sugerida para o primeiro dia de prova continua válida para o segundo dia do ENEM. Se você tem mais facilidade em matemática, por exemplo, comece por essa prova resolvendo primeiro as questões mais fáceis. Uma dica é buscar primeiro as questões que têm imagens e gráficos, pois são questões de interpretação. Intercalar as áreas é uma ideia boa porque permite descansar dos temas. 

Como gerenciar o tempo no segundo dia?

O aluno tem em média três minutos para resolver cada questão, mas como não pode usar relógio, terá que se pautar pela marcação do tempo que o fiscal faz no quadro, que indica a passagem de cada meia hora. Atenção: é importante deixar um tempo para preencher o gabarito e fazê-lo com atenção. 

Como aproveitar os últimos dias para estudar?

Nos dias anteriores ao ENEM, aproveite para focar nas provas da semana: Ciências Humanas e Linguagens e Códigos antes do dia 21 e Matemática e Ciências da Natureza antes do dia 28. O aluno que já estudou bem a teoria pode resolver algumas questões de cada área do conhecimento, usando o critério das habilidades exigidas na matriz de referência para escolher.

Concentre-se na prova

Não dá para estudar tudo na semana que antecede o ENEM, certo? Então, aproveite para desacelerar e se concentrar na prova, reduzindo as atividades cotidianas. Lembre-se que o ENEM é uma maratona, por isso, o aluno precisa cuidar mais do corpo, da mente, ficar mais introspectivo e relaxado para chegar em um nível de concentração melhor na hora do exame. 

Como administrar as perguntas difíceis

É preciso identificar as perguntas difíceis e não perder muito tempo com elas. Crie uma simbologia para sinalizar as questões fáceis que responderá com certeza, as que geraram dúvidas e as que você não soube responder. Pode ser círculo, quadrado, “xis”, ponto de interrogação para sinalizar dúvida… O objetivo dessa estratégia é  responder primeiro o que você sabe, atendendo assim aos critérios da Teoria de Resposta ao Item (TRI) que orienta a pontuação do ENEM. Deixe as questões difíceis por último, assim poderá responder o maior número possível de questões.

A confusão em torno da organização do ENEM te deixa ansioso?

A dica é ficar alheio às polêmicas, pois essa preocupação não vai ajudar a melhorar seu desempenho. E uma coisa é certa: as questões da prova serão do banco nacional de itens, que já estão prontas e não serão reescritas. Mesmo que haja substituições, as novas questões também serão do banco. Por outro lado, o debate traz uma dica: questões polêmicas e de cunho social podem não ser cobradas, pois o governo já sinalizou que espera uma prova mais técnica, como já aconteceu no ano passado.