Loader

Blog

10 DEZ Equipe do Sigma fica entre as dez melhores do Brasil no Desafio Nacional Acadêmico

Equipe do Sigma fica entre as dez melhores do Brasil no Desafio Nacional Acadêmico


Uma equipe formada por quatro alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Sigma foi classificada entre as dez melhores do Brasil no Desafio Nacional Acadêmico, o maior desafio de conhecimento realizado pela internet no país. Os estudantes ficaram em sétimo lugar no ranking nacional, foram os terceiros colocados no estado do Paraná e também são a única equipe de Londrina que chegou à final do evento. O ano tem sido de muitas conquistas para o Sigma, com estudantes classificados também para a segunda fase das Olimpíadas Nacionais de Ciências!

Os alunos finalistas do Desafio Nacional Acadêmico são Rafaela Langer, Paulo Tito, Miguel Gil e Rafael Tokaiern, que formaram a equipe Zeta. A ideia de participar foi proposta pelo professor Funfas, de Química, que sempre incentiva os estudantes a buscarem novos desafios e formas criativas de aprender. Durante o teste, a equipe também recebeu o apoio do professor George, de Filosofia. A equipe do Sigma sempre incentiva os alunos a participarem de provas e Olimpíadas. Além de motivar os estudantes, é uma forma de mostrar novas possibilidades de aprender, se desenvolver e evoluir. Os alunos que participam de provas passam por treinamento exclusivo para melhorar os resultados. 

Experiência divertida

O Desafio Nacional Acadêmico foi realizado em duas etapas. Na primeira delas, que deveria ser respondida em até 36 horas, o grupo acertou as 110 questões propostas! A segunda etapa era o enigma final, que implicava, entre outras coisas, em decifrar um código maçônico.

Os integrantes da equipe Zeta contam que a experiência foi, acima de tudo, divertida! Como as respostas não eram nada óbvias, eles tiveram que usar a experiência em pesquisa que desenvolvem no dia a dia do Sigma para chegar aos resultados. A maior motivação, garantem, foi a curiosidade e a vontade de descobrir o resultado de cada desafio que, em alguns casos, consumiu 50 minutos para ser decifrado. 

Ao saberem que estavam entre os dez melhores do Brasil, a sensação foi de orgulho e alívio. “No início, nem acreditamos! Depois, foi só comemoração! Foi muito legal passar um tempo entre amigos fazendo a prova”, resumem. 

Conheça o Desafio Nacional Acadêmico

O Desafio Nacional Acadêmico é fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest e oferece aos participantes a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor. O desafio ocorre por meio de um jogo virtual cheio de enigmas. São 110 desafios, quatro tarefas surpresa e um enigma final divididos por 11 áreas do conhecimento: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa. De acordo com os próprios organizadores não basta dominar os conteúdos para vencer, pois as equipes com maior criatividade e capacidade de pesquisa terão maior facilidade na resolução.

Saiba como foi a participação dos alunos do Sigma na Olimpíada de Matemática