Loader

Blog

27 NOV Muita calma para fazer a redação da UEL!

Muita calma para fazer a redação da UEL!


ATUALIZAÇÃO: Clique no link para informações sobre a prova de redação do vestibular 2022 da UEL

A segunda fase do vestibular 2019 da UEL está chegando. Quem vai fazer a prova terá pela frente a produção da redação e algumas questões de português e língua estrangeira. Mas não se apavore! A professora de redação do Sigma Curso e Colégio, Flávia Cabral, dá várias dicas para os alunos do Ensino Médio e do Pré-Vestibular. A primeira delas é: Muita calma!

Pontos principais a serem avaliados
- A prova de redação da UEL pode pedir a produção de textos que cobram habilidades bem diferentes como: resumir, argumentar, narrar, interpretar textos verbais ou não. Além disso, pode pedir gêneros específicos da esfera jornalística como:  artigo de opinião, crônica, notícia, relato, entre outros. Além de conhecer as técnicas de redação, é importante ler muito. “Pegue jornais, revistas e leia bastante para absorver a estrutura interna do texto e ficar por dentro de alguns temas que podem cair na prova. Uma redação não é só estrutura, precisa ter conteúdo coerente também”, recomenda a professora.

- Em média, a prova de redação da UEL trabalha com dois a quatros textos. Como o número de questões de português e língua estrangeira é pequeno, dá tempo de fazer a prova com calma, sem se desesperar. A professora orienta os vestibulandos a:

*Ler com muita calma e atenção o enunciado;
*Avaliar exatamente o que está sendo pedido na questão;
*Destacar alguns pontos do enunciado se considerar necessário e fazer um projeto antes de começar a escrever;
*Fazer a redação e não esquecer de dar uma boa revisada ao final. Afinal, erros de ortografia, acentuação e concordância saltam aos olhos!

- Em relação aos temas, a UEL nos últimos anos tem trabalhado assuntos com relevância social e destaque na mídia, entre eles violência contra mulher, baixo desempenho da leitura no Brasil, importância dos avanços tecnológicos, entre outros. “Então, leia muito e esteja por dentro dos principais fatos que estão ocorrendo no país e no mundo”.

Critérios
A UEL, destaca Flávia, prioriza a originalidade e domínio de linguagem. “Evite fazer cópias de textos pré-estabelecidos, faça a adequação do vocabulário ao contexto da enunciação, observe qual o gênero está sendo pedido e aplique o vocabulário relativo ao que foi solicitado”, alerta. Clareza, frisa a professora aos alunos do Sigma, é fundamental.

Calma e foco
Tem mais dicas para os vestibulandos que estão na expectativa da prova da UEL. “A hora é de fazer uma revisão tranquila, priorizando a leitura. Eu sou contra estudar loucamente nessa última semana”, opina Flávia. A dica da professora é que o aluno do Sigma aproveite essa última semana para ler muitas revistas e jornais dos últimos meses, dessa forma estará absorvendo vocabulário, estrutura sintática e vai ficar por dentro dos temas atuais e do cotidiano.

Boa prova de vestibular!

Saiba mais:
Não foi aprovado para a segunda fase da UEL? Nem tudo está perdido! Confira as dicas da coordenadora pedagógica do Sigma, Marli Carrion. Clique aqui!