Loader

Blog

26 MAR Por que criar um plano de estudos?

Por que criar um plano de estudos?


Organização e disciplina não podem faltar na rotina dos estudantes que estão de olho nos vestibulares. Saber o que e como estão estudando e de que forma estão se preparando para as provas é fundamental para alcançar bons resultados. Por isso a importância de fazer um planejamento desde o início do ano. Como um plano de estudos impacta a rotina dos alunos? Marli Carrion, da equipe pedagógica do Colégio Sigma, revela os benefícios do processo:

- ajudar o aluno a ter mais disciplina na hora de aprender e executar os exercícios;
- organizar a rotina e o que vai ser estudado;
- distribuir melhor o tempo e as atividades a serem realizadas;
- contribuir para dar um foco sobre por onde começar e para onde ir;

Não existe fórmula perfeita. Para cada aluno deve ser feito de uma maneira, por isso os atendimentos individualizados para a organização do plano de estudos.

Reforço
Organizar um plano de estudos é o caminho para medir como está o desenvolvimento do aluno, o que está aprendendo e o que precisa ser mais estudado. Um dos pontos-chave é a prática de exercícios: quanto mais, melhor. Pesquisas, lembra Marli, apontam que quando o aluno estuda cinco sessões sobre o mesmo conteúdo, ou seja, faz com regularidade os exercícios das matérias, ele pode elevar seu índice de aprendizagem em 52,26%.

Orientações
As orientações gerais sobre o processo de aprendizagem e a elaboração do plano de estudos são repassadas aos alunos todo início de ano e reforçadas ao longo do período:

- escolher o ambiente onde vai estudar - que seja tranquilo e colabore para que o estudante fique mais concentrado;
- separar um tempo diário para revisar a matéria e fazer exercícios;
- assistir às aulas, buscar mais conteúdos disponibilizados pelo colégio, assistir às vídeos-aula, fazer as atividades de redação, participar dos simulados.

“Reforçamos com todos os alunos essa rotina de estudos e a importância de fazer uso de todas as ferramentas que o Sigma oferece, como monitoria, plantões e simulados. Apresentamos os benefícios que eles têm quando participam ativamente dessas atividades e lembramos que o resultado final tem muita relação com o empenho e dedicação deles.”

Bons estudos!

Quer mais dicas sobre como ter disciplina para organizar os estudos? Clique aqui: