Loader

Blog

17 FEV Por que vale a pena fazer o Enem para conquistar uma vaga na universidade?

Por que vale a pena fazer o Enem para conquistar uma vaga na universidade?


Com a divulgação dos resultados do Enem e a abertura das inscrições para o Sisu 2022, que encerram às 23 horas e 59 minutos do dia 18 de fevereiro, muitos estudantes se perguntam sobre as vantagens de fazer o Enem para conquistar uma vaga na universidade. Afinal, com a nota do exame, é possível concorrer, em 2022, a 221.790 vagas de instituições federais e estaduais em mais de 6 mil cursos.

LEIA MAIS

Conheça o Enem Pré-Vest, o curso exclusivo do Sigma focado em Enem e vestibulares

Assim como o vestibular, o Enem avalia os conhecimentos dos estudantes relativos aos três anos de ensino médio. A diferença é que não há uma concorrência por vagas específicas, pois os participantes recebem uma nota de acordo com seu desempenho e, com base nesse resultado, se inscrevem para concorrer a vagas. Dessa forma, um estudante que quer medicina, por exemplo, mas não obteve nota suficiente, pode simular outras possibilidades de cursos.  

Outra vantagem de fazer o Enem é que a nota pode ser usada para concorrer a programas como ProUni e FIES, além do próprio Sisu.  Em algumas faculdades, o Enem complementa ou até mesmo substitui o vestibular.

Conheça os programas acessados pelo ENEM

  • ProUni: por meio da nota do Enem, classifica os candidatos a bolsas de estudos em faculdades particulares. Podem concorrer os estudantes que fizeram o Enem no ano imediatamente anterior e atingiram pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. A renda familiar máxima para concorrer ao ProUni é de três salários mínimos mensais por pessoa.

  • Sisu: com inscrições abertas até 18 de fevereiro de 2022, usa a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidade pública. Quanto maior a nota, maiores as chances de conquistar vagas em universidades concorrida. Para participar, é obrigatório ter participado do Enem no ano imediatamente anterior e não ter zerado na redação. 

  • FIES: para concorrer ao financiamento estudantil FIES, é preciso se enquadrar no requisito de renda familiar e de desempenho no Enem. 

Nenhuma das modalidades acima é aberta a candidatos que fizeram Enem na condição de treineiros. 

Nota do Enem vale para universidades no exterior

É possível usar a nota do Enem para concorrer a vagas de universidades no Exterior. Em Portugal, pelo menos 50 instituições aceitam a nota do exame para selecionar candidatos brasileiros. 

Países como Inglaterra, França, Irlanda e Canadá também consideram a nota do ENEM para o ingresso em um curso de graduação, mas em alguns casos é preciso passar por outros processos seletivos complementares. 

Atenção para o calendário do Sisu 2022

  • 15 a 18 de fevereiro: período de inscrições

  • 22 de fevereiro: resultado da chamada regular

  • 23 de fevereiro a 8 de março: matrícula da chamada regular

  • 22 de fevereiro a 8 de março: prazo para participar da lista de espera

  • A partir de 10 de março: convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Entre em contato pelo whatsapp e saiba mais sobre o Enem Pré-Vest, o curso exclusivo do Sigma que vai te ensinar habilidades e estratégias para conquistar vagas nos cursos mais concorridos das universidades.