Loader

Blog

10 FEV Profissão em pauta: Biomedicina oferece mais de 30 habilitações profissionais

Profissão em pauta: Biomedicina oferece mais de 30 habilitações profissionais


O ano letivo acabou de começar e, para quem está no Ensino Médio, é hora de pensar sobre qual curso escolher no ENEM e no vestibular. O Blog do Sigma convidou o biomédico Thiago Nascimento para apresentar aos futuros vestibulandos o curso de Biomedicina. Ele é biomédico habilitado em análises químicas, mestre e doutorando em patologia experimental, professor universitário e foi aluno Sigma! Você conhece essa profissão?

Thiago conta que é uma área em franco crescimento, principalmente na área de pesquisas relacionadas à pandemia de Covid-19. A Biomedicina,  porém, vai além da rotina nos laboratórios. É uma profissão que oferece mais de 30 habilitações, como estética, perícia criminal, biotecnologia, acupuntura, genética, hematologia, parasitologia e uma das áreas mais conhecidas: análises clínicas. Se você já fez exames de sangue em laboratório para investigar doenças ou mesmo saber se a saúde está bem, saiba que, quase sempre, tem um biomédico envolvido no processo.

Thiago participa, no dia 11 de fevereiro, do Aulão Biomédico, transmitido por meio do Youtube, para divulgar o curso de Biomedicina da Unifil.  Você pode se inscrever aqui e também participar do grupo de whatsapp.

O que faz o biomédico?

Quem gosta da área de biológicas sempre pensa em prestar vestibular para profissões como medicina, odonto, medicina veterinária ou farmácia e bioquímica. Thiago Nascimento destaca que a Biomedicina é uma profissão menos conhecida por ser jovem, tem apenas 54 anos de reconhecimento no Brasil. Na época do vestibular, ele mesmo pensou em fazer biologia porque gostava muito de pesquisa. Investigando sobre o tema, encontrou um site sobre Biomedicina e percebeu que era a profissão que sonhava. 

Para ser biomédico é preciso gostar de ciências e amar os laboratórios, pois o berço da profissão é a pesquisa. Como todo profissional de saúde, entretanto, é importante ter habilidades como empatia, se preocupar com o próximo e saber se comunicar para tomar boas decisões e ter postura profissional. Além disso, é uma profissão que exige responsabilidade, pois lida com amostra de materiais que podem estar contaminados. 

Como é o curso

As disciplinas básicas do curso de Biomedicina são anatomia, patologia e bioquímica. Ao avançar na graduação, o estudante passa a estudar eventos bioquímicos e, após um tempo, parte para a parte prática, que envolve desde aprender a tirar sangue até a análise  do material. Uma curiosidade é que, para aprender a técnica, os estudantes constumam treinar entre si. No quarto ano, na fase de estágios, o futuro biomédico passa a atuar em laboratórios, clínicas e hospitais. 

Na UEL, o graduado em Biomedicina recebe um diploma de bacharel e precisa partir para a pós-graduação e se especializar em outras áreas. Em universidades particulares de Londrina, em geral, os universitários realizam estágios e já saem habilitados em análises clínicas. Para se formar, é preciso apresentar TCC. E, depois da formatura, o profissional tem que continuar estudando por toda a vida. Afinal, novas tecnologias surgem rapidamente e as doenças também passam por transformações, exigindo constante atualização.

Saiba como é o curso de medicina