Loader

Blog

07 ABR UEL anuncia retorno do vestibular em duas fases. Como devo me preparar?

UEL anuncia retorno do vestibular em duas fases. Como devo me preparar?


A Universidade Estadual de Londrina divulgou uma notícia que surpreendeu os vestibulandos. Em 2023, o vestibular da UEL voltará a ser realizado em duas fases. As provas realizam-se no dia 5 de março (1ª fase) e nos dias 2, 3 e 4 de abril (2ª fase). Já a Prova de Habilidade Específica para candidatos ao curso de Música será aplicada em 4 de dezembro de 2022. 

Na primeira fase do vestibular UEL 2023, haverá uma prova de Conhecimentos Gerais, classificatória para a segunda fase. De acordo com o novo calendário, o resultado do vestibular será divulgado no dia 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.

Em 2021 e 2022, por causa da pandemia de Covid-19, o vestibular ocorreu em fase única, com 50 questões sobre o conteúdo do Ensino Médio e uma prova de Redação. Muito embora pareça que o vestibular em apenas uma fase seja mais fácil, a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, afirmou em reportagem do jornal O Perobal, produzido pela UEL,  que o retorno do vestibular em duas fases beneficia o candidato que volta ter a possibilidade de apresentar de forma mais detalhada o conhecimento aprendido durante o Ensino Médio.

Como serão as provas do vestibular UEL 2023

Primeira fase - 5 de março

  • 60 questões de Conhecimentos Gerais: Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática.

Segunda fase - 2,3 e 4 de abril

  • 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação.

  • 3 de abril  -  prova discursiva de Conhecimentos Específicos nas disciplinas definidas para cada curso. Ao todo serão 12 questões de três disciplinas (quatro questões de cada uma).

  • 4 de abril - prova de habilidades específicas para candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

 

Como organizar os estudos para o vestibular da UEL em duas fases

Enquanto a UEL estava fazendo o vestibular em fase única, os estudantes do Sigma foram orientados a treinar exaustivamente a resolução de exercícios de múltipla escolha, principalmente no modelo assertivo. Com a volta das questões discursivas, o trabalho aumenta: além das questões objetivas, o estudante vai ter que exercitar a elaboração de respostas discursivas. 

Por isso, o cursinho faz um laboratório semanal de questões discursivas, que engloba todas as disciplinas. De acordo com a coordenadora pedagógica Marli Carrion, o objetivo é que os vestibulandos exercitem a capacidade de elaborar respostas abertas. Para isso, são divulgados gabaritos com expectativas de respostas, que possibilitam analisar os erros, o conteúdo faltante e como deveria ser a resposta adequada. 

Marli destaca que, apesar de parecer mais difícil, a prova discursiva traz a possibilidade dos candidatos pontuarem mesmo quando a resposta entregue não está totalmente correta, o que acaba sendo uma vantagem.

E avisa: aqueles estudantes com maior facilidade para ler, interpretar e escrever costumam ser favorecidos na prova em duas fases. Não significa, porém, que você não possa desenvolver essas habilidades, que são aprendidas com boa orientação e dedicação aos estudos com foco no cumprimento de metas.