Loader

Blog

18 FEV Vestibular da UEL: dicas de redação com a professora Flávia Cabral

Vestibular da UEL: dicas de redação com a professora Flávia Cabral


O vestibular da UEL trará muitas chances extras aos vestibulandos que forem bem nas provas de linguagens e redação. Afinal, na edição 2021 do concurso da Universidade Estadual de Londrina, que foi modificada por causa da pandemia de coronavírus, das 50 questões previstas, 14 serão de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, o que corresponde a 28% da prova. 

A redação vai funcionar como uma espécie de “segunda fase” do concurso: para ter o texto corrigido é preciso, no mínimo, ter feito 26% da pontuação total das questões e não zerar nenhuma das partes das provas, dividida em Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.

Os critérios da UEL incluem também a concorrência . Para cursos com concorrência de até 15 candidatos por vaga, será corrigida a quantidade de redações equivalentes até três vezes o número de vagas ofertadas por sistema de inscrição. Nos cursos de concorrência acima de 15 candidatos por vaga, o número de redações corrigidas aumenta para o equivalente a cinco vezes o número de vagas ofertadas.  

O vestibular da UEL será em apenas uma fase, no dia 14 de março. Serão 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, dez de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira, além da redação. Os candidatos  terão cinco horas para responder todas as questões e fazer a redação. Por isso, fica a dica da professora Flavia Cabral, que ensina redação no Sigma: resolva primeiro as questões que você domina o assunto e tem chances de acertar, depois faça a redação com calma e volte para finalizar as questões que geram mais dúvidas. 

Como será a prova de redação da UEL

Ao contrário de outros anos, a prova de redação trará apenas uma proposta sobre um único tema. A partir da leitura de textos verbais e não verbais, o candidato deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com o enunciado proposto, valendo-se dos textos que servirão de base para a sua resposta.

 Os textos/respostas deverão ser escritos em prosa e de acordo com a norma padrão do português brasileiro, salvo se o enunciado da questão propuser algo específico. O candidato será avaliado quanto às capacidades de analisar, resumir, comentar, comparar, criticar e completar um texto verbal ou não verbal. Aspectos discursivos, textuais, estruturais e normativos serão levados em conta na respectiva avaliação.

Dicas para uma redação nota 10

A professora Flávia Cabral, do curso Sigma, destaca que a redação  será decisiva para a aprovação. Ao contrário do ENEM, a proposta da UEL deve pedir textos mais curtos, com concisão e objetividade, por isso, atente-se a essas características. 

Antes de começar a escrever, leia o enunciado com calma e avalie com atenção o que está sendo pedido. A UEL costuma valorizar a originalidade e domínio de linguagem, por isso, evite cópias dos textos de apoio e preste atenção ao vocabulário, aplicando de acordo com o que foi solicitado. E cuide, obviamente, de respeitar a norma culta da língua portuguesa. 

Em relação aos temas, a UEL costuma abordar assuntos de relevância social e destaque na mídia. Por isso, aproveite o período de reta final rumo à aprovação para melhorar seu repertório, se informando sobre os principais fatos que ocorrem no Brasil e no mundo. 

Importante: ao finalizar a redação, não esqueça de revisar com cuidado, para evitar perder pontos por erros de ortografia, acentuação e concordância.

Boa prova!!!!