Loader

Blog

21 OUT Vestibular seriado atende estudantes das três séries do Ensino Médio

Vestibular seriado atende estudantes das três séries do Ensino Médio


Você sabia que é possível iniciar o processo seletivo para o vestibular ainda na primeira série do Ensino Médio? Muitas universidades oferecem o chamado vestibular seriado, que permite a realização de provas ao final de cada ano do ensino médio, com conteúdos cumulativos. 

No Paraná, três universidades públicas oferecem essa modalidade: UEM, UEPG e Unicentro. Em geral, para ser aprovado ao final do processo, é preciso realizar as três avaliações de forma consecutiva. A avaliação está disponível apenas para candidatos matriculados no ensino médio que iniciam o processo na primeira série. 

O objetivo do vestibular seriado é avaliar os candidatos de forma gradual e progressiva, de modo a permitir ao aluno acompanhar o próprio desenvolvimento, conhecendo as próprias potencialidades e identificando dificuldades. A ideia é que as provas indiquem pontos positivos e aspectos a melhorar, orientando o foco dos estudos. 

Os estudantes que participam do vestibular seriado podem, ao final do terceiro ano, realizar também o vestibular tradicional na mesma instituição, aumentando suas chances de serem aprovados. 

LEIA MAIS

Saiba como será o Novo Ensino Médio no Sigma

Conheça o PAS da UEM

 O Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá é uma modalidade de processo seletivo para ingresso no Ensino Superior realizado em etapas, destinado aos alunos matriculados regularmente no Ensino Médio e que abrange todas as séries desse nível de ensino. Ao final de cada série, o aluno realiza uma prova. O desempenho em pontos obtidos em cada prova será acumulado e determinará o desempenho final do aluno/candidato, compondo o escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido. Assim, em vez de o aluno fazer um só exame depois de concluir o ensino médio, ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, ele participa de avaliações seriadas (em etapas), as quais contemplam conteúdos específicos da série em que está matriculado no Ensino Médio.

O PAS/UEM é realizado em três etapas:

Etapa 1: Prova com peso 1, realizada ao final do primeiro ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série;

Etapa 2: Prova com peso 2, realizada ao final do segundo ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série, para os alunos classificados na Etapa 1; 

Etapa 3: Prova com peso 2, realizada ao final do último ano do Ensino Médio, com conteúdos dessa série, para os alunos classificados na Etapa 2.

Conheça o PAC da Unicentro

Desde 2009 a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná oferece o PAC  como uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular para ingresso nos cursos superiores de graduação.

O PAC incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, mediante a aplicação de provas anuais, chamadas respectivamente de PAC I, PAC II e PAC III.

Os alunos que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio podem participar da primeira etapa, denominada PAC I.

Os alunos que participaram do PAC I e estão cursando a 2ª série do Ensino Médio podem participar do PAC II.

Os alunos que já realizaram as provas da primeira e segunda etapas participam do PAC III. Nessa etapa o candidato faz a opção pelo curso.

Ao fazer a inscrição no PAC I, o aluno opta pela Língua Estrangeira, inglesa ou espanhola, que deve ser mantida nas três etapas do PAC.

O número de vagas ofertadas pelo PAC será de dez por cento do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro.

As provas serão constituídas por uma Redação e cinquenta questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Médio.

Os conteúdos das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia serão avaliados somente no PAC III.

Conheça o PSS da UEPG

 O Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) é uma modalidade de seleção alternativa para ingresso em seus cursos superiores de graduação que se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. Na UEPG são reservadas para o PSS até 25% das vagas totais.

A primeira etapa, denominada PSS I, é uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos a conteúdos da primeira série do Ensino Médio.

A segunda etapa, denominada PSS II,é uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na segunda série do Ensino Médio.

A terceira etapa, chamada de PSS III, é uma prova com questões objetivas e uma prova de redação em que serão avaliados os conhecimentos relativos ao ensino da última série do Ensino Médio.  

Para a realização de cada uma das etapas do PSS, o candidato deverá estar regularmente matriculado na série correspondente ao mesmo, com exceção do candidato que estiver frequentando a terceira série do curso do Ensino Médio Técnico Integrado com 4 anos de duração, quando, somente na ocorrência desta situação, a realização do PSS III será na conclusão da quarta série.