Loader

Blog

02 AGO Volta às aulas: dedicação e disciplina para passar no vestibular

Volta às aulas: dedicação e disciplina para passar no vestibular


As aulas estão de volta e para muitos alunos do Colégio Sigma em Londrina vai começar a temporada dos vestibulares. Sempre bate aquela ansiedade e uma preocupação clássica: Estou preparado? Estudei o suficiente? Nesse momento é importante que o estudante mantenha a calma e planeje seus estudos, como garante Márcia Chiréia, coordenadora pedagógica do Curso Prime, uma das escolas do grupo. “É preciso que o aluno olhe para seus resultados, observe os simulados que está fazendo, analise os pontos fortes, amenize os estudos nesses pontos fortes, mas não abandonando, mas priorize os pontos fracos”, alerta a educadora.

Márcia destaca a importância dos alunos organizarem seus planos de estudos e traçarem algumas metas. “Hoje vou fazer 10 exercícios de matemática. Faça primeiro os 10 exercícios antes de recorrer ao gabarito. Quando tiver estabelecido sua meta vá até o gabarito, confira as respostas, mas não anote as respostas certas nas questões que errou. Retome a teoria, estude e volte a fazer esse exercício, na sequência analise cada uma das premissas”, ensina a professora. 

E para ajudar os alunos do Sigma a chegarem ainda mais preparados para provas como as da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Márcia separou algumas dicas preciosas:

- Estudem! Como? Façam exercícios, muitos exercícios;
- Retomem a teoria quando não souberem fazer o exercício;
- Sem exercício não haverá aprendizado, não haverá retenção do conhecimento;
- Cursinho é para aprender: levantem a mão na aula e façam perguntas;
- Façam simulados! Eles mostram onde estão nossas dificuldades;
- Na aula entendemos e com exercícios aprendemos.
- Estudem para aprender, passar no vestibular é consequência;

“Vestibulando precisa de disciplina”, avisa. A professora reforça que, na reta final, é importante organizar os estudos de modo a priorizar os conteúdos que precisam de mais dedicação. Estudantes bem-sucedidos, conforme Marcia, sabem lidar com distrações, agem com responsabilidade, aprendem a aprender, dominam a internet ao invés de serem dominados por ela, planejam o futuro e agem com propósito.

Bom retorno às aulas!