Loader

Blog

29 ABR Ensino Médio do Colégio Sigma estreia nos Jogos Escolares de Londrina

Ensino Médio do Colégio Sigma estreia nos Jogos Escolares de Londrina


A prática de esportes se  transformou em um momento de companheirismo e muita diversão com a estreia dos alunos do ensino médio do Colégio Sigma nos Jogos Escolares de Londrina. A participação na competição foi um pedido dos próprios estudantes, que desde 2023 manifestaram a vontade de participar do evento. 

A competição que envolve várias escolas de ensino médio da cidade foi compreendida como uma oportunidade que vai muito além dos benefícios que a prática de esportes traz para a saúde. 

LEIA MAIS

Conheça os projetos do ensino médio do Colégio Sigma

“Os resultados superaram as expectativas iniciais de simples participação. Além de fomentar a integração entre os alunos, com a formação de times com atletas de diferentes séries, os jogos escolares incentivam o espírito de colaboração e a prática da ética em ambiente competitivo, consolidando o esporte como uma ferramenta educacional”, destaca a pedagoga Helen Maiara Souza.

A escola, que já havia organizado no ano anterior o projeto "Inter Times", uma competição interna do Sigma, viu nos jogos escolares uma oportunidade de expandir os benefícios da prática esportiva. 

Além da Helen, que reuniu toda a documentação e executou a parte burocrática, o time que viabilizou a participação da escola nos jogos reúne a professora de educação física Nathalia Guarido, o especialista em eventos Guilherme Piazzalunga, a assistente pedagógica Priscila Zanchin e a secretária Alessandra Rodrigues Pereira. Todos acompanharam os estudantes durante os eventos, garantindo a organização e segurança.

Torcida do Colégio Sigma fez show à parte

O envolvimento dos alunos foi muito além do desempenho nas quadras. A torcida dos colegas foi um show à parte, com a criação de gritos de guerra para apoiar os jogadores. 

Para quem viveu a experiência de representar o Colégio Sigma em quadra, foi uma oportunidade de sair da zona de conforto e trabalhar em equipe, sem abrir mão da diversão. “Foi muito legal a escola incentivar a nossa participação. Não sabíamos bem como seria, por ser o primeiro ano, mas recebemos apoio de todos e demos o nosso melhor”, conta o aluno Pedro Augusto Vidotti, da terceira série, que competiu na modalidade futsal. 

 Depois da experiência, ele conta que muitos colegas já manifestaram a vontade de seguir praticando esportes, vencendo o sedentarismo tão comum nessa fase de estudos para o vestibular. 

 “O treinador ajudou bastante, passando orientações e incentivando a darmos o nosso melhor, jogando tranquilos e aproveitando o momento. Além disso, nossos colegas que não jogaram foram torcer pela gente, algo que os outros colégios não tinham. Esse apoio ajudou a tirar a pressão para fazermos o nosso melhor”, concluiu.

Para Isabella Lang Magri, capitã do time feminino de vôlei de quadra, os Jogos Escolares trouxeram visibilidade para a escola e foram muito importantes para unir os alunos e a escola. “O incentivo à prática de esportes alivia o estresse e foi divertido não só para quem jogou, mas também para os nossos colegas que incentivaram com torcida”, avalia. 

 Ela conta que gostou muito de representar o Colégio Sigma fazendo algo que gosta muito: jogar vôlei. “Apesar de ter sido nosso primeiro ano, fomos muito bem. Na próxima competição  estaremos ainda mais preparados.”

Conheça as modalidades do Colégio Sigma nos Jogos Escolares

 Na primeira participação nos Jogos Escolares, o Sigma marcou presença nas modalidades:

  • Vôlei de quadra feminino: técnica Nathalia
  • Vôlei de quadra masculino: técnica Nathalia
  • Vôlei de praia masculino: técnica Nathalia
  • Basquete masculino: técnica Nathalia e auxiliar João Pedro Paludo (aluno da 3ª série que treina basquete mas não pode competir devido à idade)
  • Futsal masculino: técnico Guilherme Piazzalunga ´