Loader

Blog

28 OUT Halloween: a tradicional celebração do  Dia das Bruxas tem origem em uma festa celta

Halloween: a tradicional celebração do Dia das Bruxas tem origem em uma festa celta


Gostosuras ou travessuras? Essa é a pergunta mais tradicional do 31 de outubro, data em que comemora-se nos Estados Unidos o Dia das Bruxas - ou Halloween. A celebração, entretanto, tem origem na Irlanda, especificamente em tradições pagãs dos povos celtas. A festa foi adotada no calendário da igreja católica no século 8, como “Véspera de Todos os Santos” ou “All Hallows' Eve”, que originou o nome Halloween. 

Historiadores apontam que a origem do Dia das Bruxas remonta a um antigo festival celta chamado Samhain, que celebrava o fim do verão. O Samhain iniciava em 31 de outubro, durava  três dias e celebrava a abundância de alimentos após o período de colheita. Havia uma crença que no dia 31 de outubro ocorria uma conexão entre o mundo espiritual e material. Por receio de que os espíritos pudessem atrapalhar as colheitas, começaram os rituais que marcam a data. 

Muito embora haja poucos registros sobre essa festa, sabe-se que as fogueiras usadas na queima do joio simbolizavam o caminho a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir a bruxaria e a peste negra. Havia também rituais de adivinhação e, entre as crianças, era comum irem de casa em casa cantando rimas ou orações para a alma dos mortos. Durante as visitas, elas recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de pessoas livres do purgatório. Isso explica a tradição atual das “gostosuras ou travessuras”, quando as crianças saem de casa em casa pedindo doces. 

Halloween chega aos Estados Unidos

Foi durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome",  em 1845, quando um milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, que as histórias e tradições do Halloween chegaram à América.  Com o passar do tempo, os rituais foram se adequando à realidade norte-americana, com introdução de elementos como cidra, “donuts” e os espantalhos típicos das colheitas de milho, assim como as tradicionais abóboras esculpidas. 

O Halloween éo feriado não cristão mais comemorado nos Estados Unidos. Sua presença em filmes, séries e outros produtos de entretenimento acabou por difundir a tradição por outros países. 

A festa celebra os mortos e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.

E o Dia do Saci?

No Brasil, muito embora as comemorações de Halloween sejam cada vez mais populares, o dia 31 de outubro marca oficialmente, desde 2003, uma outra celebração: o Dia do Saci

A efeméride foi declarada por lei e tem o objetivo de valorizar essa figura tão importante do folclore nacional.

Popularizado pelos livros de Monteiro Lobato, o Saci Pererê é uma figura que se caracteriza por não ter uma perna, fumar cachimbo e usar uma carapuça vermelha. Ele protege as florestas e gosta de pregar peças como estragar o freio de carroças, incomodar os cavalos, azedar como comidas e desaparecer com objetos dos fazendeiros.