Loader

Blog

01 MAR Live ajudará pais de adolescentes a lidarem com desafios da pandemia

Live ajudará pais de adolescentes a lidarem com desafios da pandemia


A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças drásticas à vida dos adolescentes. Eles deixaram de estar presencialmente na escola, passaram a conviver com o medo de uma doença que não existia, tiveram que ressignificar vínculos de amizade e estão vivendo ainda mais expostos às telas e dispositivos eletrônicos. Esse novo contexto impõe desafios aos jovens e também a seus pais. 

Para ajudar as famílias a entenderem melhor o atual momento e sentirem-se mais preparadas para ajudar os filhos, o Colégio Sigma promove nesta quarta-feira, dia 3 de março, a live “Pais na pandemia: como ajudar seu filho adolescente”, às 19 horas, no Instagram do @colegiosigmalondrina. A conversa terá participação dos psicólogos Orlando Amaro de Oliveira e Souza Junior e Vanessa Ximenes, com mediação da coordenadora pedagógica do Sigma, Sílvia Helena de Carvalho. O evento é aberto à comunidade. 

“A adolescência é como a subida em uma montanha íngreme. Nessa escalada, muitos pais querem correr para chegar logo e superar o desafio. Porém, se cansam fácil e correm o risco de deixar distante o principal montanhista: o filho adolescente”, pontuam os psicólogos.

E continuam a metáfora: “há pais que não querem ou não sabem como subir a montanha, então vão deixando que os filhos subam sozinhos e fiquem vulneráveis aos buracos e tempestades ao longo do caminho. Nessa jornada, é preciso checar os equipamentos de segurança, verificar os mantimentos e planejar rotas! E em muitos momentos, é necessário fazer uma pausa, limpar o suor (e as lágrimas) e descansar antes de seguir em frente. Parar para apreciar a paisagem no meio do caminho é também uma conquista.”

A pandemia surpreendeu a todos no meio dessa escalada e o que já era desafiador se tornou ainda mais trabalhoso: como ajudar o seu adolescente a enfrentar as mudanças vindas dessa nova condição?

Antecipando um pouco do que será debatido na live do dia 3 de março, eles avisam que os tropeços vão existir, porém, assim como as pegadas, também são deixados para trás. “Em muitos momentos, a dúvida também nos acompanhará, mas ela é necessária para que exista a busca por algo novo, e a formação de um caminho se constrói no andar, sendo necessário ensinar a responsabilidade do caminhar”.

A comunicação, o encorajamento e o apoio são fundamentais. Afinal, a escalada precisa ser feita em conjunto. Em alguns trechos os pais são os guias e, em outros, quem assume a frente é o adolescente. 

Ações como encorajamento são aprendidas ao longo do processo. Por esse motivo, é necessário investir tempo nessa habilidade. “Encorajar é preparar para a vida! Para isso, estabelecer uma comunicação apropriada com o jovem dentro da sua casa é um caminho possível. O grito, o mando, a discussão deixam marcas e podem provocar nos adolescentes efeitos como isolamento, oposição, ansiedade, entre outros. Na live, vamos debater essas e outra questões para ajudar a aproximar filhos e pais.”

Serviço

Live “Pais na pandemia: como ajudar seu filho adolescente”

3 de março de 2021

19 horas 

Instagram do @colegiosigmalondrina